Novos Amigos - Arquivologia e Diplomática

Bem Vindos

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Importância da Diplomática - Ana Luiza


Nas palavras da autora Ana Célia Rodrigues "a diplomática, como ciência, existe pelo fato de atestar, através do seu método de análise, a autenticidade dos documentos arquivísticos. Autenticidade atribuída a vários ambientes e a características diversas que apresenta o documento”.
Desta forma, o estudo da Diplomática Documental é de extrema importância para as organizações no que se refere aos arquivos. Por meio da diplomática se torna possível afirmar a veracidade e autenticidade de um documento e em um arquivo essa análise permite saber que documento é este.
Também, é importante destacar que quando se tem conhecimento da estrutura documental, seus aspectos extrínsecos e intrínsecos será possível a verificação de quando um documento é falso ou não.
A título de exemplo, podemos citar um documento de um arquivo que não preenche os requisitos de autenticidade (formulário de solicitação de aproveitamento de disciplinas na UnB que não possui carimbo do responsável; assinatura do solicitante ou o logotipo da instituição) e desta forma não deveria estar guardado por não ser autêntico.

Ana Luiza Souza Guedes - 16/0057124


Nenhum comentário:

Postar um comentário